Select Sidearea

Populate the sidearea with useful widgets. It’s simple to add images, categories, latest post, social media icon links, tag clouds, and more.

hello@youremail.com
+1234567890

Cofinanciado por:

Projeto NAQBIO

O projeto NAQUIBIO visa a criação de um penso veterinário baseado num biopolímero potenciador da cicatrização e que contribui para a melhoria da saúde animal. Através da criação deste penso, é esperada a diminuição do número de casos de desenvolvimentos de infeções, e consequentemente da utilização de antibióticos em animais e que contribui, de forma significativa, para a salvaguarda do seu bem-estar.

Projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020

Projetos e Publicações

Participação de membros do consórcio no BIOPOL 2019 em Estocolmo (Suécia) e no 13º Encontro Nacional de Química Orgânica e 6º Encontro de Química Terapêutica em Aveiro (Portugal).

LABORATÓRIO BRINOVA

Com um escritório na ANJE (Associação Nacional de Jovens Empresários) em Évora (Portugal)  e com um Centro de P&D instalado no CAME (Centro de Acolhimento às Micro e PME) em Montemor-o-Novo (Portugal), nesse laboratório a equipa da BRinova desenvolve pensos veterinários baseados em biopolímeros, que serão testados pela Equipa da Universidade de Évora.


Laboratório de I&D da BRinova com equipamentos adquiridos no âmbito do Projeto NAQUIBIO e com apoio de Fundos da União Europeia (Hotte, bancadas de trabalho, banhos de ultrassom, placa agitadora com aquecimento, armário de segurança, pHmetro, estufa de secagem, balanças de precisão, purificador de água, etc.).

CIENTISTAS BRINOVA

qodef-team-image
R&D Director

Alex Craveiro

Alexandre Craveiro é Doutor em Química Orgânica (UFC-Brasil), com larga experiência na área de Química Orgânica e de Produtos Naturais. Autor de vários livros científicos e dezenas de patentes de produtos e processos. Coordenou importantes projetos de I&D nas áreas de Alimentos Funcionais, Agricultura e Veterinária.

qodef-team-image
Investigador de Polímeros

Cesar Filho

Cesar Filho é Doutor em Química Macromolecular pela Universidade de Coimbra (Portugal), com vasta experiência nas áreas da Físico-Química, Química Analítica, Remediação de Ambientes Contaminados e da Química Macromolecular. Publicou vários artigos científicos em internacionais e livros e realizou várias comunicações em painel em encontros científicos internacionais.

qodef-team-image
Técnica de Polímeros

Esmar Souza

Esmar Souza é Doutora em Ciências (área de Engenharia Química) pela Universidade de São Paulo (Brasil), com vasta experiência na síntese de microgéis, materiais poliméricos inteligentes, engenharia de reações de polimerização e caracterização das partículas poliméricas para aplicação na liberação oral de fármacos.

qodef-team-image
Técnica de Nanopartículas

Isabel Gonçalves

Isabel Gonçalves é Mestre em Engenharia Química pela Universidade de Coimbra (Portugal), com vasta experiência em nanotecnologia, nomeadamente na síntese e caracterização de aerogéis e nanopartículas.

qodef-team-image
Investigadora de Nanopartículas

Mara Silva

Mara Silva é Doutora em Bioquímica pela Universidade de Évora (Portugal). Tem vasta experiência nas áreas da Biotecnologia, Microbiologia e Biologia Molecular, publicou vários artigos científicos em revistas nacionais e internacionais, capítulos de livro e realizou várias comunicações orais e em painel em encontros científicos nacionais e internacionais.

qodef-team-image
Técnica de Nanopartículas

Maria João Veiga

Maria João Veiga é Mestre em Química pela Universidade de Aveiro (Portugal), com a dissertação desenvolvida na Universidade de Ghent (Bélgica). Vasta experiência nas áreas de Polímeros e Hidrogéis e de Controlo de Qualidade.

Equipa Universidade de Évora

qodef-team-image
Gestor do Projeto da parte da Universidade de Évora

Professor Anthony J. Burke

Anthony Burke tem uma licenciatura em Química e Biologia, um doutoramento em Química e agregação em Química Orgânica. É um professor associado no Departamento de Química e um investigador integrado do LAQV-REQUIMTE. Tem experiência na área de síntese e de caracterização de polímeros e nanopartículas.

qodef-team-image
Professor no Departamento de Química e Investigador Integrado no LAQV-REQUIMTE - Universidade de Évora

Professor António do Canto

António do Canto tem uma licenciatura em Bioquímica e um doutoramento em Bioquímica. É um professor no Departamento de Química e um investigador integrado no LAQV-REQUIMTE - Universidade de Évora. Ele tem experiência na área de síntese de simulações de dinâmica molecular e atualmente está a investigar a aplicação desta metodologia para estudar a interação das nanopartículas metálicas com as membranas queratinócitos caninos.

qodef-team-image
Professora no Departamento de Química da Universidade de Évora

Professora Ana Costa

Ana Costa tem uma licenciatura e doutoramento em Bioquímica. É uma professora no Departamento de Química da Universidade de Évora. Ela é especialista em estudos de transdução de sinal em modelos celulares, identificação de biomarcadores de patologias e caracterização molecular de alergénios polínicos bem como a resposta celular a estes e a outros agentes constituintes de bio-aerossóis. Ela é uma das responsáveis nas tarefas que envolvem linhas celulares na atividade 8 do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Investigadora Integrada e Contratada para o LAQV-REQUIMTE - Universidade de Évora

Elisabete Carreiro

Elisabete Carreiro tem uma licenciatura em Química e um doutoramento em Química. É uma investigadora integrada e contratada para o LAQV-REQUIMTE - Universidade de Évora. Ela tem experiência na área de síntese e de caracterização de polímeros e nanopartículas. Está responsável para os estudos de caracterização das amostras de biopolímero e metal-biopolímero, ou seja, várias tarefas descritas nas Atividades 4, 6 e 8 do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Envolvida em Atividade 8, Tarefa 1, do Projeto NAQUIBIO

Catarina Pronto

Catarina Pronto tem uma licenciatura e mestrado em Bioquímica. Em ambos os ciclos, realizou o seu estágio em simulação computacional de biofísica das membranas. Está envolvida em Atividade 8, Tarefa 1 do Projeto NAQUIBIO, que envolve a aplicação desta metodologia para estudar a interação das nanopartículas metálicas com as membranas queratinócitos.

qodef-team-image
Professor no Dpt. de Medicina Veterinária e Investigador Integrado no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora

Professor Luís Martins

Luís Martins tem uma licenciatura em Medicina Veterinária e um doutoramento em Bioquímica. É um professor no Departamento de Medicina Veterinária e um investigador integrado no Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas (ICAAM) da Universidade de Évora. Tem experiência na área de Imunoquímica e Imunidade Celular, e com uma grande experiência na área de Dermatologia Animal. Ele coordena todas as tarefas que envolvem ensaios biológicos (Atividades 8 e Atividade 9 do Projeto NAQUIBIO).

qodef-team-image
Professor no Departamento de Química e Investigador no LAQV-REQUIMTE - Universidade de Évora

Professor António Teixeira

António Teixeira tem uma licenciatura em Farmácia e um doutoramento em Química. É um professor no Departamento de Química e um investigador no LAQV-REQUIMTE -Universidade de Évora. Ele tem experiência na área de síntese orgânica e organometálica. Está envolvido na caracterização das amostras metálicas-biopolímero por várias técnicas, ou seja, as tarefas descritas nas Atividades 4, 6 e 8 do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Professor Associado no Departamento de Matemática e Investigador Integrado no Centro de Matemática da Universidade de Évora

Professor Russell Alpizar-Jara

Russell Alpizar-Jara tem uma licenciatura em Estatística e um doutoramento em Biomatemática. É um professor associado no Departamento de Matemática e um investigador integrado no Centro de Matemática da Universidade de Évora. Ele tem experiência na área de modelação estatística de populações animais. Ele é responsável para a tarefa 6 da Atividade 8 e para as tarefas 4 da Atividade 9 que envolvem estudos bioestatísticos do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Envolvida nas tarefas que envolvem Linhas Celulares na Atividade 8 do Projeto NAQUIBIO

Marina Marques

Marina Marques tem uma licenciatura e mestrado em Química Medicina. Tem experiência a trabalhar com linhas celulares. Vai ter experiência na área de cultura celular. Ela está envolvida nas tarefas que envolvem linhas celulares na atividade 8 do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Professora no Departamento de Medicina Veterinária e Investigadora integrada no ICAAM

Professora Cristina Queiroga

Cristina Queiroga tem uma licenciatura e doutoramento em Medicina Veterinária. É uma professora no Departamento de Medicina Veterinária e uma investigadora integrada no ICAAM. Tem experiência na área de Microbiologia Veterinária. Ela é responsável para a tarefa 2 na Atividade 9 do Projeto NAQUIBIO, que envolve a análise microbiológica das lesões animais.

qodef-team-image
Professora no Departamento de Química e Investigadora Integrada no Instituto das Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora

Professora Célia Antunes

Célia Antunes tem uma licenciatura e doutoramento em Bioquímica. É uma professora no Departamento de Química e uma investigadora integrada no Instituto das Ciências da Terra (ICT) da Universidade de Évora. Ela é uma especialista na bioquímica de alergias. Ele é responsável para as tarefas que envolvem linhas celulares na atividade 8 do Projeto NAQUIBIO.

qodef-team-image
Professora no Departamento de Medicina Veterinária e Investigadora Integrada no ICAAM

Professora Sandra Branco

Sandra Branco tem uma licenciatura e doutoramento em Medicina Veterinária. É uma professora no Departamento de Medicina Veterinária e uma investigadora integrada no ICAAM. Ela é uma especialista em patologia animal. Ela é envolvida na execução das tarefas descritas na Atividade 9 do Projeto NAQUIBIO que envolvem estudos in vivo com os cães.

qodef-team-image
Envolvida em várias tarefas descritas nas Atividades 4, 6 e 8 do Projeto NAQUIBIO

Marina Costa

Marina Costa tem uma licenciatura em Bioquímica e um mestrado em Química (especialização: Ciência de Matérias). Está envolvida na caracterização das amostras metal-biopolímero por várias técnicas. Está envolvida em várias tarefas descritas nas Atividades 4, 6 e 8 do Projeto NAQUIBIO.

Universidade Parceira